quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

21 de Fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna





No dia 21 de Fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna, uma iniciativa proclamada pela Conferência Geral da UNESCO em Novembro de 1999, que se assinala desde o ano de 2000.




O objetivo desta comemoração é promover o reconhecimento e a prática das várias línguas maternas existentes no mundo, com respeito pela história e cultura de cada idioma.




Segundo o guia interativo de línguas em risco de extinção, lançado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, dos 6 mil idiomas existentes no mundo 200 já foram extintos nas últimas três gerações... Índia, EUA, Brasil, Indonésia e México são os países com maior diversidade linguística e com mais idiomas em risco de extinção.






A pressão exercida pelas línguas dominantes e a repressão política são as principais responsáveis pelo extermínio de várias línguas no mundo. Isto causa sérios danos à riqueza linguística mundial. O desaparecimento de uma língua acarreta a perda definitiva de uma parte insubstituível do conhecimento humano. Quando uma língua morre, leva consigo a cultura do povo que praticava o idioma.










Na Europa são faladas 230 línguas e na Ásia 2200. Em África, das 1,4 mil línguas faladas, cerca de 550 estão em risco de extinção.


Os idiomas francês, inglês, espanhol, russo e chinês sufocaram as línguas minoritárias nos seus países. A principal causa será a globalização, que indiretamente padroniza o idioma de cada nação.







































Sem comentários:

Enviar um comentário