quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial













Dia 21 de março celebra-se o Dia internacional da Eliminação da Descriminação Racial. Esta data foi instituida pela Organização das Nações Unidas em 1963, em referência ao massacre de Shaperville.










Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, África do Sul, 20.000 pessoas participaram numa manifestação de protesto contra a Lei do Passe; esta lei obrigava a população negra a transportar sempre consigo um cartão que indicava os locais onde era permitida a sua circulação. Apesar de se tratar de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apertheid, no bairro Shaperville, abriu fogo sobre os manifestantes, daí resultando vários mortos e feridos.









Desde então, felizmente, muita coisa mudou. O sonho de Martin Luther King, "sonho (...) que os meus quatro filhos vivam um dia numa Nação onde não sejam julgados pela cor da pele, senão pela sua personalidade", já esteve mais longe de ser concretizado. No entanto, o caminho a percorrer, ainda continua longo...











Vivemos numa democracia. De acordo com as nossas leis todas as pessoas podem usufruir dos direitos nelas consagrados, independentemente da cor, raça e estatuto sócio-económico. Todo o ser humano tem direito a uma nacionalidade, a deixar o país de origem e a voltar mais tarde, e a circular livremente em qualquer país. Os direitos à propriedade, à liberdade de pensamento, de religião, opinião, o direito ao trabalho, à saúde, à participação em atividades culturais, estão todos devidamente consagrados e fundamentados, à luz das Nações Unidas.











O Dia Mundial da Discriminação Racial pode ser um ponto de partida para que a atitude dos cidadãos se modifique. Neste dia, há que ponderar bem os nossos atos e gestos discriminatórios. Devemo-nos compenetrar que todos, sem exceção, teem o direito de recorrer a um órgão de justiça, à segurança e proteção do Estado, e a todos os direitos públicos e políticos.










Os negros, brancos, índios, indianos, asiáticos, etc., são todos humanos...










Comemora este Dia Mundial adotando uma postura mais livre e menos reservada. Olha à tua volta. A discriminação racial não é uma característica lamentável da natureza humana. Nenhum de nós nasceu para odiar. A intolerância aprende-se e, por isso, é possível desaprendê-la! :)










Nesta aprendizagem (ou desaprendizagem...), a educação tem um papel fundamental. Começa em casa, e continua na escola. Na luta contra a intolerância todos temos que ser simultaneamente professores e alunos.




















Sem comentários:

Enviar um comentário