segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


O NATAL
NA
GUINÉ BISSAU



Eu sou muçulmana e os muçulmanos não festejam o Natal. A nossa maior e principal festa é o Ramadão.
Porém, quando estava na Guiné, eu festejava o Natal, porque a minha avó é católica.
Antes de eu vir para Portugal, todos os anos ia a casa dela para passar o dia de Natal e aí, reunia-se a família quase toda: irmãos, primos, tios e tias… Era uma oportunidade para estarmos juntos.
No dia vinte e quatro de dezembro, à noite, a minha avó e a sua irmã iam à igreja, à missa do galo, mas as outras mulheres, como muçulmanas, ficavam em casa. Organizávamos e fazíamos os preparativos para os cozinhados para o almoço do dia vinte e cinco. As mulheres iam para a cozinha fazer as iguarias.
O prato principal era sempre arroz, porque fazemos sempre arroz: arroz com carne de pato, carne de frango ou outra. Também fazíamos pastéis recheados com carne ou peixe. As sobremesas eram bolos e biscoitos. As bebidas, água e sumos.
Não costumávamos trocar presentes como aqui em Portugal. Todavia, eu recebia uma prenda, porque o meu aniversário é no dia vinte e quatro de dezembro.
Como a minha avó não está connosco cá em Portugal, porque ficou na Guiné, agora nessa data só festejamos o meu aniversário, já não fazemos a festa de Natal.

UM FELIZ NATAL PA BÔS
E UM BOM ANO NOBO!
F. B.

Sem comentários:

Enviar um comentário