terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cumplicidade entre irmãos/irmãs



A amizade entre irmãos é uma delícia de ver! Em alguns casos, a sintonia existente entre os irmãos/irmãs pode ser tão natural quanto respirar. Mas o mais comum é observarmos disputas entre eles - e não se trata de desamor ou mesmo de inimizade. Faz parte do desenvolvimento saudável das crianças, tanto para o autoconhecimento quanto para a perceção dos limites, ocorrerem brigas, desavenças, competição. E isso tudo se resolve com o tempo, quando os irmãos percebem que há espaço para cada um, que cada um tem os seus talentos e que o espírito solidário pode prevalecer  nessas relações fraternas.
Mas antes de falar sobre como podemos colaborar para fortalecer os vínculos de amizade entre os irmãos, é importante lembrar que essa amizade passa também pela forma como os pais lidam com as crianças.
É natural que pais e mães tenham mais afinidade com um ou outro filho. Porém, ter mais afinidade não significa amar mais ou menos, mesmo porque o amor não se mede.
  
Muitos pais  sentem-se incomodados por perceberem que existe mais cumplicidade com um dos filhos, que as coisas com aquela criança fluem mais facilmente, que a linguagem entre eles é a mesma (enquanto que com outro filho tudo parece mais difícil, os mal entendidos são frequentes). Mães sentem-se culpadas por não encontrarem a mesma identificação com um dos filhos. E pais muitas vezes não percebem que agem de forma tão distinta que acabam por criar, sem querer, rivalidade entre os irmãos. 
Em situações mais extremas, em que os pais não conseguem perceber ou não conseguem compreender a razão de tratamentos diferenciados para com os filhos, o resultado pode passar a ser inimizade. O filho não percebe que sente raiva do pai que o trata com desprezo, e irá naturalmente transferir essa raiva para o irmão.
 
Claro que se trata de um tema complexo e com muitas nuances. Mas, de modo geral, os pais que se queixam de filhos que não se dão bem devem observar primeiramente como está a decorrer a relação entre o casal e como se comportam em relação aos filhos. Nunca devemos esquecer que crianças emocionalmente saudáveis são também resultado de um relacionamento harmonioso e equilibrado entre os pais ou os responsáveis pela sua orientação.
Os filhos podem, devem e desejam ser amigos! Uma das formas mais simples de ajudar as crianças a perceber que podem continuar juntas, é na distribuição das tarefas do lar. Claro que as diferenças de idade impõem uma limitação, mas geralmente é possível fazer com que eles se unam. Seguem aqui algumas dicas de "tarefas a muitas mãos" que podem promover a amizade e a união entre os irmãos:

  • É possível lavar o carro a muitas mãos. Basta "dividi-lo" em "partes iguais", para que todos possam esfregar, lavar e receber elogios no fim. É importante demonstrar o mesmo grau de importância de todos os "trabalhadores". Mas também pode ser o quintal, a cozinha... (as crianças adoram mexer na  água, além de ser uma boa oportunidade para ensinar a economizar recursos naturais).
  • Fazer um bolo a muitas mãos com alguém a orientar passo-a-passo.
  • Ensinar a cuidar de plantas ou de um jardim, enfatizando que o personagem principal naquele momento são as árvores e as flores, portanto eles devem unir-se para obter um resultado comum. O mesmo em relação a um animal doméstico.
  • Uma bola pode fazer milagres para unir e promover a amizade entre irmãos. É importante lembrar que sem o outro não haveria diversão, e não importa quem ganha o jogo. Formar uma roda para jogar à bola é diversão garantida.
  • Jogos em geral tornam as crianças mais unidas, mais amigas.
  • A amizade pressupõe cumplicidade. E entre irmãos o terreno é fértil para que a cumplicidade se desenvolva, até mesmo quando eles se unem "contra" os pais que insistem nas tarefas mais aborrecidas! :)

  •  

    Sem comentários:

    Enviar um comentário