terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Deverei tomar a pílula?




A pílula é um método contracetivo  muito eficaz, quando corretamente utilizado. Cada comprimido contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários: o estrogéneo e a progesterona.
 
Como atua a pílula?
 
A pílula previne uma gravidez, suspendendo a produção hormonal habitual e impedindo a ovulação, ou seja, a libertação mensal do óvulo. Não existindo óvulos, não pode haver fecundação.
Quando se toma a pílula não existe um período fértil porque não há ovulação, nem uma verdadeira mestruação, mas sim uma hemorragia de privação (no período da pausa).
 
A pílula tem um índice de eficácia bastante elevado, no entanto, deves ter em atenção o seguinte:
  • Há medicamentos que interferem na eficácia da pílula, e vice versa.
  • Esquecimentos  superiores a 12 horas comprometem a eficácia da pílula. Se o atraso for inferior a 12 horas, deves tomar o comprimido assim que deres conta do esquecimento e continuar a tomar a pílula normalmente.
  • Se tiveres vómitos ou diarreias nas primeiras 4 horas a seguir à tomada da pílula, a eficácia da pílula também fica comprometida. Neste caso, deverás tomar outro comprimido e continuar a tomar a embalagem da mesma forma e à hora habitual; assim, manter-se-á a proteção contracetiva.
Quais são as contra-indicações da toma da pílula?
 
A pílula pode ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, mas existem algumas situações em que se aconselha o uso de outros métodos contracetivos. Por isso, antes de iniciar a toma da pílula, é aconselhável consultar um médico.
 
A pílula afeta a fertilidade da mulher?
 
Não existe nenhuma relação científica entre a infertilidade feminina e o uso da pílula. A partir do momento em que a mulher deixa de tomar a pílula, pode engravidar.
 
A pílula engorda?
 
Não existem estudos científicos que comprovem que a utilização da pílula engorda. Em algumas mulheres, pode acontecer um aumento do apetite devido ao ao efeito dos progestagénios, bem como um aumento da retenção de líquidos, devido aos estrogénios.
 
O álcool interfere com a pílula?
 
O álcool não interfere com a eficácia da pílula.
 
A mulher toma a pílula só para prevenir a gravidez?
 
A pílula é um medicamento também prescrito a algumas mulheres para prevenir a acne e/ou as menstruações dolorosas e com muito fluxo.
 
A pílula previne alguma doença?
 
A utilização da pílula parece ter alguns benefícios para a daúde, nomeadamente, na diminuição da ocorrência de doença inflamatória pélvica, de doença mamária benigna, de anemia e de cancro do endométrio e do ovário.
 
Se tiveres dúvidas, podes sempre ligar para a "Sexualidade em Linha" (808 222 003), e contactar um/a profissional de saúde! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário