sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Serviços de Apoio aos Seniores na Amadora








Cartão Amadora 65 +         

Este cartão destina-se a munícipes com idade igual ou superior a 65 anos e também a pensionistas por invalidez, independentemente da idade.

Para que serve?
Os beneficiários do cartão Amadora 65 + têm acesso exclusivo a bens e serviços com descontos, prestados por empresas , serviços e/ou instituições aderentes.
Exclusivamente para os titulares deste cartão, destaca-se a Linha Municipal de Saúde, que funciona como complemento ao nível dos serviços de saúde. Permite o acesso a consultas médicas de Clínica Geral no domicílio no seguinte horário: de 2ª a 6ª feira - das 21h às 06h; sábados, domingos e feriados - 24h.


Sistema telefónico de Atendimento Permanente da Amadora


O Sistema Telefónico de Atendimento Permanente da Amadora é um serviço de Teleassistência, que pretende assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes que vivem sozinhos, ou passam grande parte do dia e/ou da noite sem companhia.

Para que serve?
Perante uma situação de emergência, basta acionar o botão de alarme, colocado numa bracelete ou colar e, de imediato, á atendido por uma operadora que mediante a situação contacta os serviços de emergência e/ou a rede de apoio, indicada na ficha de inscrição (familiares, amigos, vizinhos...).
Este serviço está disponível 24 horas por dia e, para além de ser um sistema de segurança, funciona também como Voz Amiga.



Oficina Amadora Multiserviços  

A Oficina Amadora Multiserviços prevê a realização da pequenas reparações no domicílio dos seniores, de pessoas portadoras de deficiência e/ou pessoas em situação de dependência, com fracos recursos económicos.

Como contactar?
Para solicitar este serviço basta contactar o seguinte n.º: 800 207 632  (gratuito)


Banco Municipal de Ajudas Técnicas


O Banco Municipal de Ajudas Técnicas destina-se a todos os munícipes que se encontrem em situação de dependência, permanente ou temporária.

Para que serve?
Com este serviço, é possível melhorar as condições de vida da população em situação de dependência, através da disponibilização de ajudas técnicas adequadas às necessidades, tais como: camas articuladas, colchões anti escaras, canadianas, cadeiras de rodas, andarilhas , cadeiras de banho, entre outras.
As ajudas técnicas são cedidas a título de empréstimo, mediante apresentação de declaração médica.



Viva + 


AmaSénior Viva + é um programa de ocupação de tempos livres, destinado aos munícipes com idade igual ou superior a 55 anos de idade, composto por ateliês ocupacionais, cursos teóricos e atividades físicas, destacando-se aulas de hidrosénior, a funcionar nas piscinas de Alfornelos, Damaia e Venteira.

Como funciona?
Este programa funciona de acordo com o ano letivo e as inscrições são efetuadas nas Juntas de Freguesia do Município e nas instituições aderentes.



AmaSénior Lazer  



O AmaSénior Lazer é um programa que proporciona aos munícipes dias de férias em locais de interesse cultural, histórico e natural, fora do município, promovendo o convívio e quebrando a rotina.

A quem se destina?
Destina-se a reformados, pensionistas e idosos residentes no Município, com idade igual ou superior a 60 anos de idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário