sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante - Linha SOS Imigrante


Os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) foram criados em 2004 para dar resposta a algumas das dificuldades sentidas pelos imigrantes no seu processo de integração em Portugal. As diferenças culturais, as diferenças na organização da sociedade, as diferenças no sistema legislativo, a quantidade de serviços diferentes aos quais os imigrantes têm de recorrer, levaram o ACIDI, I.P. a criar um centro que reunisse, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e Gabinetes de Apoio ao Imigrante. Um espaço pensado especialmente para os imigrantes.

O projecto do CNAI foi distinguido em 2005, com o 1º lugar do Prémio Boas Práticas no Sector Público, na categoria atendimento a clientes, promovido pela Deloitte e pelo Diário Económico e foi ainda considerado exemplo de uma boa prática, no "Manual de Integração para decisores políticos e profissionais" (em Novembro de 2004), pela Direcção-Geral para a Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia. 

Existe um CNAI em Lisboa, no Porto e em Faro.

Os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) são compostos por diferentes gabinetes, uns da responsabilidade de determinadas instituições públicas, outros da responsabilidade do ACIDI, criados para dar resposta de âmbito especializado.

Actualmente, no CNAI de Lisboa, encontram-se instaladas as seguintes instituições: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Segurança Social (SS), Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Conservatória dos Registos Centrais (CRC), Ministério da Educação (ME) e Ministério da Saúde (MS).No CNAI do Porto, encontram-se presentes as mesmas instituições à excepção do Gabinete de Saúde.
Para além das instituições, os CNAI contam ainda com gabinetes especializados, criados pelo ACIDI, que visam prestar apoio e informação em áreas diversificadas e específicas. São eles: o Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar (GARF), o Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante (GAJI), o Gabinete de Apoio Social (GAS), o Gabinete de Apoio à Habitação (GAH), o Gabinete de Apoio ao Emprego (com duas recentes vertentes, uma de coordenação da Rede GIP Imigrante - Gabinete de Inserção Profissional - e outra especializada na área do Empreendedorismo), o Gabinete de Apoio ao Imigrante Consumidor (GAIC) e o Gabinete de Apoio à Qualificação (GAQ).

Como Gabinete de apoio ao funcionamento geral dos CNAI existe, ainda, um Gabinete de Acolhimento e Triagem, conhecido por GAT.
GATTrata-se de um Gabinete onde se efectua a triagem, se cria um processo e onde, sumariamente, se descreve o assunto que se pretende ver resolvido, procedendo-se ainda ao encaminhamento adequado dos clientes que pretendem aceder às instituições ou gabinetes específicos. Neste Gabinete são igualmente prestadas informações de carácter geral, que não carecem de apoio especializado.

Todos estes gabinetes e serviços trabalham em estreita colaboração. Concentrados num espaço físico comum visam, de forma completa e integrada, prestar apoio, informação, encaminhamento, aconselhamento e, por vezes, desenvolver actividades de mediação, nas questões/problemas que são colocados pelos clientes.
Para a concretização do acima referido, o CNAI sempre foi e pretende continuar a ser, uma estrutura dinâmica caracterizada pela constante adaptação dos procedimentos, métodos de trabalho e de funcionamento, às necessidades sentidas pelos clientes que o procuram.

Inaugurada a 13 de Março de 2003, a Linha SOS Imigrante - 808 257 257 /  218 106 191 -  é um serviço telefónico de atendimento que funciona nas instalações do CNAI Lisboa.

Esta linha foi criada com o objectivo de disponibilizar a imigrantes e respectivas associações, bem como a empresas e órgãos da administração pública, um serviço de atendimento telefónico apto a prestar informações gerais sobre a temática da imigração, em 10 línguas.

Assim, os principais objectivos do SOS Imigrante são:
• Fornecer telefonicamente toda a informação na área da imigração.
• Responder de imediato às perguntas mais frequentes.
• Responder posteriormente sempre que, pela complexidade da questão, não o seja possível fazer no momento.
• Encaminhar sempre que as questões não sejam do âmbito da Linha SOS.
• Aconselhar e detectar casos de situações graves
• Ajudar a garantir a igualdade efectiva de direitos e deveres no acesso ao trabalho, à habitação, à saúde, à educação,..
• Acolher e integrar os imigrantes de uma forma cada vez mais humana

A linha funciona de segunda a sexta das 9:00h às 19:00h

808 257 257  - se ligar a partir da rede fixa (custo de chamada local)

218 106 191 - se ligar a partir da rede móvel


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