domingo, 18 de dezembro de 2011

SÍNDROME DE BURNOUT

É um Distúrbio Psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J.Freudenberger como"(...)um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
O síndrome de Burnout (do inglês:to burn out, queimar por completo), também chamado de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominado pelo psicanalista Freudenberger, após constatá-lo em si mesmo, no início dos anos 1970.
Dedicação exagerada à atividade profissional é uma caraterística marcante de Burnout, mas não a única.
O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar um alto grau de desempenho é outra fase importante do síndrome:o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional.
O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido.Nesse estádio, a necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional transforma-se em obstinação e compulsão.
Síndrome associado a um tipo de stress ocupacional e institucional relacionado com profissões que mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda(médicos, enfermeiros, professores).

Sem comentários:

Enviar um comentário