segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O NATAL EM BELÉM DO PARÁ, BRASIL

O Natal na cidade de Belém (capital do estado do Pará e metrópole da Amazónia) é comemorado com muita festa e tradição entre os belenenses.

Todos os anos, durante a época natalícia, os belenenses fazem concursos para ver qual é a rua mais bem enfeitada. Também há a tradição de os moradores fazerem peditórios para a compra de brinquedos para as crianças dos seus bairros. Há sempre muitas festas por todos os bairros da cidade, pode-se até dizer que os moradores só permanecem nas suas casas até à ceia de Natal. Logo a seguir vão para as ruas e visitam os seus vizinhos ou então juntam-se e vão para alguma festa, seja ela particular ou organizada pelo Estado. A regra é: não ficar em casa sozinho.

Os belenenses adoram fartura de comida na mesa, ainda mais num dia tão especial como este, por isso não deixam que escape nenhum detalhe. O prato principal é um bom e suculento perú no tucupí (sumo extraído da raiz macaxeira ou mandioca). Também não pode faltar, na ceia de uma família belenense, o Vatapá. Depois vai-se enfeitando a mesa com os doces exóticos da Amazónia, como: o inigualável bolo Maria Isabel, totalmente feito de cupuaçu, e ainda as frutas originárias da região amazónica, que são obrigatórias. Na ceia de Natal de uma família nortista, temos os cremes (gelados) exuberantes e de sabores exóticos: creme de cupuaçu, de bacurí e de murucí. Para terminar a ceia, o bolo podre, que se come gelado e é feito de farinha de tapioca, leite gelado e leite condensado. Este bolo é, de facto, a cara de Belém e dá à ceia o seu toque todo especial.

Na cidade de Belém, também é tradição todos usarem roupa nova no Natal, assim como na passagem para o ano novo. E algo que não podia faltar na confraternização natalícia é a troca de presentes dos amigos secretos.

E para me despedir, uso uma frase típica do meu Pará:

Eita Natal, Pai d' égua!

Joana Silva

11º5

Sem comentários:

Enviar um comentário