segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Natal na Ilha de São Vicente, Cabo Verde

O Natal é uma festa tradicional celebrada no dia 25 de dezembro e no dia 24, à noite, fazemos a ceia, onde a boa disposição e alegria no rosto não faltam.

As pessoas vão às lojas comprar brinquedos para os mais novos e roupas novas para vestir no dia de Natal. Na escola, o Natal também não passa ao lado. Aí também vivemos o espírito natalício, enfeitamos as nossas salas de aula e fazemos uma festa onde trocamos prendas. As crianças ficam ansiosas por abrir os presentes que foram oferecidos pelos pais, amigos e familiares.

Os pratos tradicionais para a ceia e para o dia de Natal são: feijoada de ervilha verde com cabrito, perú assado, leitão e frango assado, entre outros. O bolo tradicional é o bolo de frutos secos com whisky, vermute ou vinho do Porto.

Quanto às bebidas especiais para este dia, são: fugido de casa, colorante e ponche. Entre as deliciosas sobremesas estão o pudim de queijo, salada de fruta, mousse, gelado de manga e semifrio de bolacha Maria.

Na noite de 24 de dezembro, celebra-se a missa do galo, aonde parte da família acompanha os avós, enquanto os restantes ficam em casa a preparar a ceia. Depois de jantarmos em família, quando é meia-noite, é hora das desejadas prendas e os mais novos ficam eufóricos, correndo para a árvore de natal, para as abrir. É bom ver a alegria no rosto das crianças.

De seguida, telefonamos para os familiares que estão noutros países, desejando-lhes feliz Natal.

Na manhã do dia de Natal, vamos à igreja celebrar este dia e no final da missa beijamos o menino Jesus. Depois vamos ver os lindos presépios que se encontram espalhados pela igreja.

Ao almoço, juntamo-nos em família, sempre com espírito de alegria e paz. No término do almoço, as crianças vão mostrar os presentes que receberam. Depois, visitamos outros familiares, para lhes desejar um feliz Natal e, claro, duscar as nossas prendas.

No final da tarde, os pais levam os filhos à cidade, mais precisamente à Praça Nova, aonde vamos passear, brincar, fazer a roda, ouvir os músicos a tocar, comer hambúrgueres, pipocas e algodão doce, enquanto s jovens e os adultos vão para a matiné dançante, festejar.

E é assim que celebramos o Natal na minha ilha. Que saudades tenho de passar este dia no meu país!

FELIZ NATAL PE TUD BSOT

Leonardo Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário