terça-feira, 21 de maio de 2013

Criatividade

A criatividade é um potencial inerente ao homem e a realização desse potencial é uma das suas necessidades. A capacidade de criar está em todo ser humano. Na cozinha criam-se pratos novos, novos sabores. Ao decorar uma casa descobrem-se novos ambientes, novos arranjos. Criaram-se ao longo dos tempos novas palavras, novas construções gramaticais, sem nunca se ter chamado “artistas” aos seus criadores. Quantos artesãos, quantos poetas populares, apareceram e desapareceram ao longo dos tempos sem eles próprios se aperceberem que eram “artistas” ?


Poder-se-á mesmo dizer que sem este espírito de descoberta, de criação, a humanidade não teria evoluído. Criar é o que existe de mais elevado na vida. E também o mais natural. É estar vivo!

Consideramos importantíssimo que professores e educadores entendam a necessidade de estimularem os alunos em direção às suas possibilidades máximas, inovando e renovando os processos de ensino, desenvolvendo assim comportamentos nos seus alunos que possam contribuir para a produção criativa, e que a escola possa ser organizada num contexto que propicie o aluno a se aventurar, a explorar, a criar e a expressar.




Sem comentários:

Enviar um comentário