terça-feira, 28 de maio de 2013

Vantagens e desvantagens das redes sociais




As redes sociais fazem parte do dia a dia de praticamente todos nós. A expetativa é que, além de contribuir com a educação, as redes sociais possam estimular também mudanças positivas nos métodos e nas formas de ensino, aprendizagem e estudo.
Existem diversas  vantagens, tais como: A troca de informações instantâneas aumenta no mundo. Com isso as pessoas ficam mais informadas dos acontecimentos  do planeta. O estudo nas salas de aula pode ser implementado com pesquisas instantâneas na internet, um jornalista pode pesquisar e escrever mais de 4 ou 5 artigos por dia, enquanto que antigamente só tinha informação para escrever um. Podemos fazer novos amigos; manter contacto com amigos ou familiares que estão longe; as redes sociais são também ferramentas importantes para o aumento da visibilidade de uma marca e da credibilidade das empresas, bem   como para aceder a ofertas de emprego.
Mas a vantagem  que muitas pessoas consideram  principal, é o contacto com outras culturas. Graças às redes sociais, uma pessoa em Portugal pode conhecer costumes, culturas e tudo relacionado com  uma pessoa que mora na Nova Zelândia, por exemplo. E melhor, pode falar diretamente com ela! Conhecer a cultura de outros povos torna-nos pessoas mais cultas em relação a vários assuntos, mais tolerantes e respeitadores das diferenças culturais; para além de podermos treinar línguas estrangeiras.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, também há as desvantagens. A mais expressiva é o vício. Infelizmente a internet e as comunicações digitais em geral trazem um comodismo e um vício para usuários descontrolados. Trocar um encontro de amigos para ficar com entretenimentos na internet, por exemplo, é um acontecimento grave e deve ser tratado. O entretenimento digital não é condenável, mas não pode substituir encontros com amigos e exercícios físicos.
Outras desvantagens, que podem mesmo tornar-se em perigo, são a exposição das nossas  preferências e dos nossos costumes; a exposição das nossas fotos; as nossas informações pessoais poderem ser utilizadas por outros; por exemplo, um hacker pode roubar a nossa password e fazer-se passar por nós e enviar mensagens falsas; e também a circulação de vírus nas redes sociais, bem como a utilização das nossas fotos para sites mal-intencionados. Por isso, cuidado com o que publicamos na internet!



Sem comentários:

Enviar um comentário