sexta-feira, 6 de março de 2015

A importância das competências socioemocionais



Especialistas dizem quais os aspetos da personalidade que são decisivos para o sucesso escolar e individual do seu filho.


Qual é a fórmula para que os alunos tenham sucesso nas suas vidas? Durante muito tempo, inteligência, capacidade de resolver problemas e raciocínio lógico foram as respostas para essa pergunta. Até por isso, todas as avaliações educacionais atuais visam medir essas competências, conhecidas como cognitivas, por estarem ligadas ao conhecimento.

Mas um novo elemento foi recentemente adicionado à equação do sucesso individual dos alunos. Diversas pesquisas mostraram que não basta dominar Português e Matemática, por exemplo, se o indivíduo não se souber  relacionar com os outros, não for determinado e não conseguir controlar as suas emoções, entre outras características da personalidade. São as competências não-cognitivas ou socioemocionais, como chamam os educadores: autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade, perseverança…

O que as pesquisas descobriram recentemente, pais e professores já sabiam há que tempos. Sem esforço, organização, dedicação e boa sociabilidade, mesmo um aluno inteligentíssimo terá dificuldades em ter uma vida estudantil e profissional bem sucedida. Por outro lado, um aluno com alguma dificuldade de aprendizagem pode compensar com perseverança, disciplina e maturidade emocional para dar a volta por cima. Esses traços do caráter e da personalidade dos alunos fazem toda a diferença para que não só aprendam mais, mas também para que não desistam dos estudos e de seus sonhos.

E a melhor parte é que essas características não são talentos natos, mas podem ser aprendidas em qualquer momento da vida. As pessoas têm predisposições, há crianças que são mais expansivas e outras mais retraídas, por exemplo. No entanto, é a interação com as pessoas de sua convivência que vai estimular ou não sua sociabilidade. 

Depois de um extenso estudo bibliográfico, o Instituto Ayrton Senna em parceria com a OCDE, agrupou seis habilidades não-cognitivas mais importantes para serem avaliadas. Confira quais são:

1 - Determinação:
A perseverança é a característica de quem não se deixa abater, apesar das dificuldades e dos obstáculos que encontra no caminho. O aluno perseverante é organizado, disciplinado e focado para alcançar os seus objetivos e, por isso, planeia os seus estudos com responsabilidade e persiste no caminho que traçou. 



2 - Sociabilidade:
A sociabilidade é a capacidade de interagir de maneira saudável com os outros, expressando sentimentos e sensações, sabendo  impor-se, quando necessário. É uma habilidade fundamental para toda a vida, pessoal e profissional. 



3 - Estabilidade emocional:
É a capacidade de lidar bem com situações de stress. Inclui controlar os sentimentos negativos, como impulso, ansiedade e raiva. Também é uma característica próxima de outras virtudes, como resiliência e perseverança. Trata-se de uma habilidade importante não só para os estudos, mas para a vida.


4 - Protagonismo:
É a capacidade de se ver como protagonista da própria vida. Quem tem essa habilidade acredita na sua própria aprendizagem e no crescimento, e consegue diferenciar a sua participação nas circunstâncias da vida daquelas que são decorrentes de fatores externos ou da interferência de terceiros. Também sabe que será recompensado pelos seus esforços e, por isso, dedica-se aos estudos. 


5 - Curiosidade:
É a vontade de aprender e a abertura a novas ideias e experiências. Inclui a capacidade de ser criativo e de ter interesses amplos e variados. O curioso também não tem tanto medo de se arriscar. Grandes descobertas da humanidade partiram de pequenas curiosidades. 



Fonte: "Educar para Crescer"

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