sexta-feira, 13 de março de 2015

ENSINAR OS FILHOS A RESPEITAR AS DIFERENÇAS


Como é que você lida com as singularidades de cada pessoa que faz parte do seu convívio? Ao pensar nisso, imagine como deve orientar o seu filho a respeitar as diferenças, e, principalmente, as deficiências ou dificuldades dos colegas da escola
já que nem todos são iguais.

Ensinar tolerância às crianças é importante porque aquele que aprende a ser aberto para as diferenças entre as pessoas terá mais oportunidades na educação, nos negócios e em muitos outros aspetos da vida. Em suma, o sucesso do seu filho depende dele próprio. E sucesso no mundo de hoje - e amanhã - depende de ser capaz de entender, apreciar, trabalhar e aprender com pessoas diferentes.
Mas como fazer isso? Como todas as atitudes, o respeito às singularidades é frequentemente aprendido de maneira subtil. Mesmo antes de poderem falar, as crianças imitam os seus pais, ou seja, desenvolvem os seus próprios valores  espelhando-se  nas atitudes das pessoas mais próximas.
Os pais que demonstram tolerância na sua vida quotidiana transmitem aos filhos um valor inestimável de sucesso para a sua vida adulta. Como resultado, os seus filhos também aprendem a aceitar as diferenças.
Claro que respeitar as diferenças dos outros não significa abrir mão da sua própria tradição cultural e religiosa, que é algo para se orgulhar. As famílias podem encontrar maneiras de respeitar as diferenças dos outros e continuar a honrar a sua própria herança cultural.
Coisas que você pode fazer para ensinar tolerância ao seu filho:
- Observe as suas próprias atitudes. Demonstre uma atitude de respeito pelos outros.
- Lembre-se que as crianças ouvem tudo. Esteja ciente da maneira como você fala sobre pessoas que são diferentes de si. Não faça piadas que perpetuam os estereótipos. Embora algumas dessas piadas possam parecer inofensivas, elas podem desfazer as atitudes de tolerância e respeito.
- Reconheça e respeite as diferenças dentro da sua própria família. Demonstre a aceitação das diferentes habilidades, interesses e estilos entre os seus filhos. Valorize a singularidade de cada membro de família.
- Ajude o seu filho a sentir-se bem consigo mesmo. Crianças que se sentem mal com elas próprias, muitas vezes tratam mal os outros. Crianças com boa auto estima são mais propensas a tratar os outros com respeito. Ajude o seu filho a sentir-se respeitado e valorizado.
 Fonte: vilamulher.com

Sem comentários:

Enviar um comentário