terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Distúrbios alimentares


Hoje em dia muitos jovens sofrem de transtornos alimentares, tais como bulimia e anorexia.
Para evitar e tratar estes distúrbios, é importante cultivar uma boa relação com a família e amigos. Aqueles que realmente gostam de nós, gostam pelo que somos e não por sermos magros… é mais importante desenvolver a nossa personalidade e auto estima, o nosso interior, do que viver obcecado com a aparência… a beleza mais duradoura e cativante vem de dentro.
Para tratar um indivíduo bulímico e anorético é extremamente importante que o indivíduo tenha consciência do seu problema.
Inicialmente o tratamento consiste em melhorar os hábitos alimentares e aumentar o peso dos anoréticos.
Existem vários tipos de tratamento. Os mais conhecidos são os anti depressivos, as terapias individuais e em grupo e a abordagem multidisciplinar e nutricional.
Para se ter uma alimentação saudável deve-se:
  • ingerir no mínimo três refeições completas por dia;
  • Não ingerir grande quantidade de alimentos ricos em gordura;
  • Beber no mínimo um litro e meio de água por dia;
  • Não abusar no álcool;
Num estudo feito no Reino Unido, verifica-se que muitas crianças com nove anos já se preocupam com o seu aspeto físico. Chegou-se então à conclusão que uma em cada cinco meninas de nove anos fazem dieta, devido ao facto de muitos dos seus colegas as gozarem pelo seu aspeto físico.
A bulimia é um transtorno alimentar no qual o indivíduo come, num curto espaço de tempo, uma enorme quantidade de alimentos. Depois utiliza métodos como:
  • Provocação do vómito;
  • Uso de laxantes e/ou diuréticos;
  • Prática de exercício físico em excesso;
Não se conhece ao certo as causas da bulimia. Mas sabe-se que estão relacionadas com a aparência física, por isso os bulímicos utilizam métodos para não adquirirem peso.
A anorexia é um distúrbio psicológico e alimentar, no qual o indivíduo corta radicalmente com o consumo de alimentos por achar que está com excesso de peso. Os anoréticos são, na maioria, raparigas adolescentes.
Não se sabe ao certo quais as causas da anorexia. Pensa-se que estão relacionadas com fatores psicológicos, familiares e culturais. Os anoréticos não se sentem bem com o seu corpo, sentindo-se na obrigação de ter um corpo perfeito.
Consequências da anorexia:
       Problemas psicológicos;
          Pele seca e amarela devido à desnutrição;
       Arritmia cardíaca;
        Problemas gastro -intestinais;
       Ausência de menstruação e infertilidade temporária por causa da diminuição das hormonas femininas;
       Pressão arterial baixa;
       Hipotermia (baixa temperatura corporal). 
Fala com os teus professores, pais, amigos ou médico. Não te isoles, pede ajuda! Acredita, há sempre alguém disposto a ajudar-te.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário